A erupção de um vulcão submarino no arquipélago de Tonga neste sábado (15) provocou tsunami no sul do Pacífico.
Uma base dos Estados Unidos na Samoa Americana confirmou o alerta de tsunami e registrou grandes ondas avançando sobre a região.
Autoridades americanas informaram que há risco também de que um tsunami se forme na Costa Oeste dos EUA, no litoral dos estados de Washington e Oregon.
No Japão, a agência meteorológica do país emitiu alertas de tsunami nas primeiras horas de domingo e disse que ondas de até três metros são esperadas nas ilhas Amami, no sul. Ondas de mais de um metro foram registradas lá anteriormente.
Um funcionário da agência no Japão pediu às pessoas que não se aproximassem do mar até os alertas de tsunami serem suspensos. Os avisos - os primeiros em mais de cinco anos - abrangeram várias áreas específicas.
Já o Escritório Nacional de Emergências do Chile (Onemi) advertiu sobre a possibilidade de um "tsunami menor" atingir a Ilha de Páscoa.
Na Nova Zelândia, a agência de gerenciamento de emergências emitiu um aviso de tsunami nas costas norte e leste do país, prevendo correntes fortes e incomuns e ondas imprevisíveis ao longo das costas nessas áreas.
Erupção do vulcão
A erupção do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha'apai foi registrada durante a madrugada. Ele fica localizado a de 65 km ao norte da capital de Tonga, Nuku'alofa.
Segundo a agência de notícias Associated Press, não há, inicialmente, relatos de feridos ou da extensão dos danos, mas as comunicações com a pequena nação foram cortadas.
Segundo o Escritório de Meteorologia da Austrália, a movimentação causou um tsunami de 1,2 metro, mas que não há risco do maremoto se aproximar do país continental.
Ondas de 83 centímetros foram registradas na capital tonganesa, segundo o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.
Com informações G1