A Polícia Civil do Distrito Federal resgatou, na tarde de domingo (16), cachorros de raça que eram criados em um canil clandestino em São Sebastião e viviam em situação de maus-tratos. Ao todo, havia oito animais no local – uma fêmea da raça husky siberiano morreu logo após a chegada dos policiais .
Foram apreendidos três cães chow-chow e dois american staffordshire terrier adultos, além de dois filhotes da raça husky siberiano. Um funcionário foi preso em flagrante.
O dono do canil não havia sido localizado até a publicação desta reportagem. Segundo testemunhas, os animais eram vendidos por cerca de R$ 800 cada.
A Polícia Civil chegou ao canil após uma denúncia da advogada Ana Paula Vasconcelos, vice-presidente da Comissão de Direto dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB-DF). De acordo com ela, vizinhos a avisaram.
O caso foi registrado na 30ª Delegacia de Polícia, em São Sebastião, como maus-tratos a animais. O crime, segundo o Tribunal de Justiça do DF, prevê pena de até cinco anos de reclusão.
Cachorra encontrada sem vida
Segundo Ana Paula Vasconcelos, a fêmea que morreu quando a polícia chegou ao local estava muito ferida. "Em razão da situação estressante, acredito que os cachorros acabaram atacando a cadela", diz a advogada.
Uma necropsia vai determinar a causa da morte da husky siberiana.
Com informações G1DF
Imagens : Reprodução