Já foi mar
o que significa que, há muito tempo atrás, ele era mar. Devido às drásticas mudanças climáticas e atmosféricas que o planeta sofreu ao longo dos milênios, o mar foi aos poucos se “afastando” e, consequentemente, moldando novas paisagens que atualmente são algumas das mais impressionantes do Jalapão, como as dunas, os paredões rochosos, os morros etc.
O nome vem de uma planta
Um nome bastante apropriado para o que se encontra por essa exuberante região – no caso, natureza de sobra! –, a origem de seu nome vem de uma flor chamada de Jalapa (conhecida também como Jalapa-do-Brasil ou “Chuveirinho”), uma espécie de planta trepadeira nativa que possui propriedades medicinais e terapêuticas.
Os fervedouros guardam um mistério
Foto: Desviantes
Os fervedouros do Jalapão são algumas de suas atrações mais populares e é fácil de entender o porquê – são pequenas piscinas naturais com águas quentes e transparentes formadas de uma nascente de um rio subterrâneo, o que as torna pontos perfeitos para banhos relaxantes após as caminhadas. Mas isso não é nem o principal motivo pelo qual eles são tão impressionantes – em todos eles, existem gases submersos nas águas, que, devido à uma grande pressão, provocam um fenômeno conhecido como ressurgência que impede que as pessoas afundem. Ou seja, mesmo que você não saiba nadar, poderá curtir tranquilamente um banho e flutuação nos fervedouros sem medo e sem ter que fazer esforço algum!
Foto: Portal do Tocantins
Foto: OP Turismo
Conheça mais em:
https://desviantes.com.br/blog/post/10-curiosidades-sensacionais-sobre-o-jalapao/
Fonte